Conselho da Cultura discute editais da Lei Paulo Gustavo em Janiópolis

A reunião que aconteceu no Auditório do Pátio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente teve como objetivo compreender a demanda da comunidade cultural, bem como dimensionar a distribuição dos recursos conforme algumas propostas já discutidas anteriormente durante Audiência Pública no último dia 15 de maio.

Publicado: 18/07/2023 11:25:43
Compartilhe:
Início
Mídias

O Município de Janiópolis já recebeu os recursos da Lei Paulo Gustavo, na ordem de R$ 67.541,38. O dinheiro do Ministério da Cultura, do Governo Federal já está nas contas da Prefeitura e serão investidos na produção de audiovisuais e outros projetos na área da Cultura. O próximo passo será a elaboração dos editais para receber propostas por parte dos artistas da comunidade.

Visando ampliar o diálogo, o Conselho Municipal de Cultura realizou nesta terça-feira (18/7), uma reunião que contou com a participação de agentes culturais das mais variadas áreas. A reunião que aconteceu no Auditório do Pátio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente teve como objetivo compreender a demanda da comunidade cultural, bem como dimensionar a distribuição dos recursos conforme algumas propostas já discutidas anteriormente durante Audiência Pública no último dia 15 de maio.

O prefeito Ismael José Dezanoski lembrou que desde a regulamentação da Lei Paulo Gustavo, a Prefeitura, através da Divisão Municipal de Cultura vem concentrando esforços para promover a aplicação dos recursos da LPG. Ele destacou a contratação da empresa Cult Proart – Projetos, Consultoria e Produção Cultural que iniciou assessoramento desde a elaboração do Plano de Ação, cadastramento na plataforma Transferegov, assinatura do Termo de Adesão até a liberação dos recursos e continua agora com a elaboração dos editais.

“Realizamos diversas reuniões com conselheiros, agentes culturais, escolas e outros segmentos da sociedade local, visando promover a escuta e dar transparência na aplicação dos recursos”, frisou o prefeito.

A reunião desta terça-feira foi coordenada pelo Chefe da Divisão de Cultura e presidente do Conselho Municipal da Cultura, Nelson Silva que fez abertura e em seguida abriu espaço para o debate. Estiveram presentes os representantes da Cult Proart Débora Soares e Renan Wenneck que explicaram os pontos mais importantes da Lei Paulo Gustavo.

Vários participantes apresentaram sugestões e discutiram pontos importantes, concluindo que os recursos precisam contemplar o maior número de artistas locais. Conforme o Chefe da Divisão de Cultura, Nelson Silva os recursos da LPG serão divididos em apoio a projetos audiovisuais com participação de músicos locais, apoio a salas de exibição e capacitação, oficinas de artesanatos e projeto de dança.

 

prev
next